1. Faça um roteiro e planeje sua viagem

Se você planeja visitar mais de uma cidade, escolha a melhor alternativa de estradas e o caminho mais curto, para aproveitar melhor a viagem. Se for a negócios, certifique-se que conhece bem a rota até o local desejado.

2. Avalie o custo-benefício do carro

Nem sempre o carro mais barato é o que oferece mais vantagens. Você vai querer avaliar requisitos como espaço interno, ar condicionado, som outros detalhes que podem proporcionar mais conforto à sua viagem.

 

3. Fique atento às condições de contratação de seguro

Garanta que o seguro cubra roubo, furto, danos ao veículo alugado. É interessante que você contrate um seguro que cubra danos a terceiros, condição que pode não estar inserida nas tarifas básicas de contrato.

4. Reserve com antecedência

Quanto mais previamente você planejar a locação do automóvel, mais chances de conseguir vantagens e melhores condições de contrato.

5. Preveja gastos com combustível

É importante levar em conta a economia do veículo a ser alugado, e a eficiência no consumo. Dependendo de suas condições de viagem, o barato pode sair caro.

6. Escolha a melhor condição de quilometragem

A maioria das locadoras oferece opção controlada ou livre. Para realizar a melhor escolha, calcule quanto você pretende rodar na viagem, com certa margem de tolerância. Em uma viagem de turismo em que você pretende se locomover mais, recomenda-se a quilometragem livre, pois dispensa pagamento de taxas extra caso o limite seja excedido.

7. Leve a carteira de habilitação de todos os motoristas

Principalmente em viagens internacionais, verifique se há necessidade de emitir uma Carteira de Habilitação Internacional no Detran do seu Estado.

8. Utilize a tecnologia para o seu bem com GPS e aplicativos de viagens

Além da opção de alugar um aparelho GPS junto com o veículo, há diversos aplicativos para smartphone que permitem planejar a viagem levando em conta as melhores rotas, passeios próximos, dicas de lazer, etc.

9. Verifique o estado do veículo antes de sair

Seja detalhista, e confirme que todos os defeitos encontrados tenham sido anotados, para que não sejam colocados indevidamente na conta do locatário. Confira também o combustível do carro, se o tanque aceita ser abastecido com álcool e gasolina, etc.

10. Atenção às leis de rodízio

Em algumas cidades brasileiras, como São Paulo, é empregado o regime de rodízio semanal de acordo com as placas dos veículos, em determinados horários. Nessas situações, é interessante que você escolha um veículo com placa que seja compatível com os dias da semana de maior necessidade de carro.

11. Verifique se o tanque do carro está cheio antes de devolver

Peça sempre um recibo para confirmar o abastecimento.

12. Em viagens internacionais, verifique as leis locais de trânsito

As leis podem variar muito de país para país. É importante estar sempre atento para evitar multas e dores de cabeça.

13. Compare as vantagens do aluguel de veículos em relação a outros meios de transporte

Em relação a conforto, comodidade, flexibilidade e até mesmo economia, o aluguel de veículo popular se mostra muito vantajoso em relação a transporte público e serviços de taxi

14. Escolha bem a locadora

É importante escolher uma empresa de confiança, que respeite as condições do contrato e esteja pronta a te atender a qualquer momento. A D&D Locação pode te ajudar oferecendo os melhores veículos e as melhores condições na locação de veículos populares. Entre em contato conosco!